Fique por dentro

Verão a mil e quem não mora no litoral, com certeza, nessa época do ano, tem vontade de passar uns dias na praia. Mesmo aqueles que não são fans de mar e areia, acabam aproveitando o clima litorâneo de outras formas.

E se você vai passar o verão em alguma cidade de praia, é preciso ficar atento a um fator importantíssimo, que para você pode representar tudo o que o litoral tem de melhor, mas, para o seu carro, é um grande vilão: a maresia. Para quem mora na praia, então, nem precisamos dizer, que os cuidados devem ser triplicados.

Afinal, quais são os principais danos que a maresia traz aos carros?

Relacionamos nesse texto os principais danos que o fenômeno causa nos veículos e apresentamos algumas dicas para minimizar os impactos da maresia sobre o seu carro. Fique de olho.

A corrosão, claro, é o mais óbvio e comum dos problemas. Mas as peças de borracha também podem ser afetadas, como as palhetas do limpador de para-brisa e as coifas dos amortecedores e da alavanca do câmbio, que acabam ressecando e furando com a ação do sal.

Outros componentes que podem sofrer grandes problemas são as conexões elétricas e alguns terminais, que acabam oxidando, devido à ação da maresia.

Então, os problemas vão além da oxidação e da rápida ferrugem da lataria, que logo dá as caras nos carros que vivem à beira-mar.

A corrosão

A corrosão, um dos danos mais imediatos, é causada pelo sal do mar em contato com o metal. Ao contrário da ferrugem, ela se dá pela presença do sal em conjunto com a umidade, fatores que aceleram o processo de oxidação do metal.

Nos componentes de ferro dos veículos, a maresia também aumenta a possibilidade de ferrugem, agindo mais rápido que a própria água.

Como a maresia chega ao veículo?

Vamos à explicação: sempre que uma onda quebra no mar, ela libera uma quantidade grande de maresia e micropartículas de água salgada que são lançadas no ar e movimentadas através dos fortes ventos existentes nessas regiões.

Então, a maresia impregna nos veículos, produzindo uma crosta que gera a tal corrosão, além dos outros problemas já mencionados. Os cloretos presentes na água do mar formam uma espécie de ponte salina que provoca o fenômeno da oxirredução entre o oxigênio existente no ar e os metais expostos nesses ambientes.

A maresia reduz a vida útil dos veículos que vivem no litoral pela metade. Em alguns casos, em apenas dois anos, o carro pode começar a apresentar problemas decorrentes desse fenômeno.

Mas, calma, não se desespere. Há alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que a maresia leve o seu carro embora. Veja a seguir.

Cuidados para evitar que a maresia destrua o carro

Faça lavagens completas no veículo assim que se distanciar do litoral. E se você mora no litoral, o ideal é lavar o carro pelo menos uma vez por semana e fazer o polimento uma vez por mês, já que a cera é um aliado valioso contra a oxidação.

Guarde o veículo em locais fechados, principalmente durante a noite, quando a ação da maresia é mais intensa. Se for possível, utilize uma capa de proteção que envolva toda a lataria do carro.

Não trafegue na areia, pois, além de ser perigoso, você estará mais próximo do mar e ainda mais exposto às ações corrosivas da maresia e das micropartículas de sal.

Limpe os terminais e conexões elétricas, retirando o zinabre formado pela oxidação com uma lixa fina, por exemplo. Dessa forma, você evita que a perda da corrente elétrica gere problemas no sistema do seu carro.

Faça manutenções frequentes, pois se for constatado algum problema decorrente da maresia, será possível conhecer o dano de imediato e evitar que ele gere um transtorno ainda maior.

E, claro, leve sempre a um centro automotivo especializado

Agora que você já sabe quais os principais cuidados que deve ter com o carro no litoral, caso o seu carro seja um off road, leve-o até a Mundo Off Road, um centro automotivo especializado em picapes, utilitários esportivos, veículos a diesel e 4×4, com atendimento prime. Traga o seu veículo e fique tranquilo, pois ele receberá tratamento de primeira.

___

O Mundo Off Road executa serviços como: mecânica, treinamentos, expedições e venda de automóveis 4×4. Está localizada em Santos/SP, com infraestrutura moderna e profissionais qualificados prontos para melhor lhe atender

Compartilhar com: Facebook Facebook WhatsApp

Quer ficar por dentro das
nossas novidades?

    Chat Aberto
    Olá, podemos ajudar?