Dicas Off Road

Chegou a hora de encarar uma trilha e o seu 4×4 precisa estar perfeito para não deixar você na mão no meio da aventura. Assim como todo veículo, ele também precisa de manutenção e cuidados especiais, afinal os percursos off road podem judiar bastante do seu carro, mesmo sendo um veículo de alta performance.

É importante fazer manutenção antes e depois das trilhas, para garantir uma maior vida útil do seu 4×4 e ter a certeza de que ele estará pronto para as próximas aventuras.

Por isso, nós preparamos um guia com 7 dicas de cuidados que você deve ter com o seu 4×4 antes e após as trilhas. Continue a leitura e prepare-se para a próxima aventura.

Quais cuidados você deve tomar após uma trilha com o seu 4X4?
Primeiramente, é fundamental levar o seu veículo em mecânicos especializados, mas algumas verificações você mesmo pode fazer ao voltar da sua aventura. Dê atenção especial a:

1 – Motor
Cheque se há vazamentos de água ou óleo. Veja se não há problemas com as
mangueiras, suportes e coxins ou se eles estão pressionando outras peças, como correias e polias do motor. Para prevenir o excesso de barro no cofre do motor, é necessário levar o veículo até uma oficina, para que sejam instalados anteparos de borracha.
Se houver água e barro no filtro, é importante instalar num snorkel.

2 – Caixa de transmissão, transferência e eixos
Veja também se não há vazamentos e folgas nas saídas dos cardans dianteiro e traseiro. Se for o caso, normalmente é resolvido através da troca do retentor da luva. Se houver água nos rolamentos dos cubos, munhões, ponta-de-eixo e na caixa de transferência e transmissão, talvez seja preciso apenas trocar as mangueiras e elevar a válvula de respiro, mas também pode ser sinal de desgaste dos retentores na ponta- de-eixo. A troca do óleo é necessária, caso note a presença de contaminação.

3 – Pneus
Atente-se para a presença de rasgos ou alguns desgastes nos pneus e se as rodas apresentam alguma trinca.

4 – Freios
Cheque a regulagem e veja se não há vazamentos de fluido em flexíveis ou ainda canos cortados. Se os freios são a tambor é aconselhável retirar as panelas e lavar o sistema. O barro pode estragar as lonas e reter umidade, o que pode ocasionar mau desempenho da ação de frenagem.

5 – Suspensão
Também é importante atentar-se para o estado dos jumelos, buchas, amortecedores, batentes e se há algum sinal de contato no trajeto da suspensão ao pneu (uma forma de descobrir é checar se a tinta foi removida).

6 – Parte Elétrica
Cheque se há sinal de barro ou excesso de água no alternador e motor de arranque. Se houver, a opção é recorrer à uma oficina, para que seja realizado o desmonte e limpeza. Veja também se o chicote e os conectores dos faróis e lanternas estão livres de umidade e barro, se estiverem aproveite para desconectá-los e passar limpa contato.

7 – Articulações
Talvez seja necessário lavar e engraxar as articulações da coluna de direção e
trambulador da transmissão.

Aumente a vida útil do seu 4×4

Após toda trilha, uma estratégia inteligente para aumentar a vida útil do 4×4 é realizar o reaperto, já que as trilhas fora da estrada fazem o carro contorcer e trepidar, provocando a soltura das peças.

Então, após a aventura, lave o carro e faça o reaperto na carroceria, suspensão, direção e rodas, monitorando você mesmo e levando à uma oficina de confiança !
Com esses cuidados periódicos, após cada trilha ou a cada 5 mil quilômetros, se você costuma fazer trilhas leves e médias, seu off-road ficará com você por muito mais tempo.

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O Mundo Off Road executa serviços como: mecânica, treinamentos, expedições e venda de automóveis 4×4. Está localizada em Santos/SP, com infraestrutura moderna e profissionais qualificados prontos para melhor lhe atender.

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