Centro Automotivo, Dicas Off Road, Diferenciais Automotivos, Fique por dentro, Oficina Mecânica

Comprar um 4×4 é um sonho realizado, contudo, não basta apenas comprar: é necessário cuidar do veículo. 

Assim, a revisão 4×4 é fundamental para o bom funcionamento do carro e para o sucesso nas viagens, trilhas e aventuras que você irá enfrentar. Dessa forma, listamos aqui os itens que o mecânico não pode deixar de ver na revisão 4×4.

Listamos algumas dicas para ajudar você a sair de possíveis imprevistos durante as trilhas off road.

É muito comum que alguns proprietários de veículos 4×4 fiquem sem saber como proceder quando o carro começa a apresentar defeitos inesperados, principalmente em viagens e trilhas. 

Por isso, é fundamental fazer a revisão 4×4 antes de pegar a estrada, para não ser pego de surpresa e precisar deixar o carro em busca de ajuda. 

Suspensão

Problemas na suspensão são muito comuns, e por isso não podem ficar de fora da revisão 4×4. 

Devemos observar amortecedores, buchas e molas.

No caso dos amortecedores é bem fácil saber quando o mesmo está com defeito de  vazamento, isso significa que o retentor da haste está vazando, fazendo com que o óleo saia de dentro do reservatório fazendo  com que o mesmo venha perder ação. A principal função do amortecedor é manter o pneu em contato com o solo, por isso é uma das principais peças da suspensão.

Quando falamos em suspensão, é fundamental revisar as barras estabilizadoras do seu 4×4, pois esta peça dá estabilidade ao veículo tanto na frenagem quanto nas curvas. 

Além disso, as barras estabilizadoras são responsáveis pela redução da inclinação nas curvas e pelo conforto na direção do 4×4. 

As barras estabilizadoras também influenciam no desempenho da direção e dos pneus, caso estejam desgastadas ou folgadas. 

Sabemos que é bem comum no meio off road a retirada dessa barra para que a suspensão aumente seu curso, ganhando uma performance melhor para praticantes de trilhas mais pesadas.

OBS: não recomendamos a retirada da mesma, pois prezamos pela segurança. 

Injeção Eletrônica

Não esqueça de pedir para o seu mecânico verificar a injeção eletrônica com bastante atenção no momento da revisão 4×4. 

Falando em injeção eletrônica, não podemos esquecer dos seguintes itens: 

  • Velas e cabos de velas e bobinas; 
  • Bombas injetoras e bicos; 
  • filtros de ar e combustível;
  • Tomadas e conectores do chicote;

Velas, cabos e bobinas, são itens que compõem o sistema de ignição dos carros a gasolina, álcool e flex. São responsáveis por levar a centelha ou “faísca” de ignição até a câmara de combustão, onde junto com o combustível e o ar produzem a explosão para  a transformação de forças, fazendo com que o motor funcione.

obs: Os carros a diesel não tem esses itens.

Coxins, buchas e peças metálicas 

Outros itens que não podem ficar de fora da sua revisão 4×4 são os coxins e as peças metálicas, que são responsáveis pela suspensão do monobloco, além de atuar na absorção de ruídos, choques e vibrações. 

Outra função fundamental dos coxins é atuar no movimento giratório das rodas dianteiras, portanto, qualquer problema nessa peça influencia diretamente na condução do veículo. 

Para o 4×4 essa peça deve estar impecável, pois se ela estiver desgastada, não será possível fazer trilhas e viajar em terrenos muito acidentados. 

Além disso, o desgaste dessa peça pode aumentar o risco de acidentes nas estradas, seja qual for o terreno em que o seu 4×4 estiver. Pivôs, terminais de direção e buchas de balança compõem esse conjunto que devemos ter muito cuidado.

Demais itens da revisão 4×4 

Além da suspensão, injeção eletrônica e peças metálicas, não podem ficar fora da sua revisão 4×4 itens como: 

  • Filtro de combustível; 
  • Freios; 
  • Rodas;
  • Sistema de arrefecimento; 
  • Fluidos e óleo do motor; 
  • Filtro de ar;

O seu mecânico também não pode esquecer de verificar possíveis vazamentos de água e óleo em seu veículo, para que você não tenha prejuízos maiores. 

Todos os itens citados são fundamentais na revisão 4×4, principalmente no que se fala da dirigibilidade do seu veículo. 

A revisão 4×4 é fundamental para o desempenho do seu veículo, e deve ser realizada tanto antes quanto depois da sua trilha ou viagem. 

Antes da trilha, a revisão 4×4 é fundamental para garantir a segurança da sua viagem, sendo feita de maneira preventiva, evitando acidentes e problemas no meio da trilha. 

Depois da trilha, é imprescindível fazer a revisão 4×4 Pós trilha para verificar se algum componente ou item do seu carro foi danificado e se precisa de alguma troca ou ajuste. 

Outro detalhe que é muito importante no momento pós trilha é observar os vazamentos, e para isso, você deve lavar o seu carro para lavar, pois a poeira pode encobrir alguns vazamentos e defeitos. 

Lembre-se que a poeira com o óleo pode entrar em contato com partes e peças sensíveis do seu 4×4, e caso passe muito tempo, os danos podem ser grandes, causando mais gastos e problemas em seu carro. 

Portanto, cuide bem do seu veículo e realize a revisão 4×4 periodicamente, de forma preventiva, para não ter surpresas desagradáveis e imprevistos. 

E você já sabe, se precisar, a Mundo Off Road está sempre aqui para ajudá-lo. Agende uma revisão conosco e mantenha-se tranquilo com seu carro seguro e pronto pra rodar.

Compartilhar com: Facebook Facebook WhatsApp

Quer ficar por dentro das
nossas novidades?

    Você também
    vai gostar

    Chat Aberto
    Olá, podemos ajudar?