Problemas Automotivos

Estamos em pleno verão e muitas pessoas aproveitam o período de recesso escolar para viajar com a família. Ou, ainda, muitos optam por tirar férias nessa época para viajar com amigos e até mesmo sozinhos.

Se você está em algum desses grupos e pretende fazer uma viagem de carro, para curtir o trajeto, fique atento aos principais problemas que podem ocorrer nas estradas.

Muitas vezes, o veículo apresenta um bom desempenho na cidade, mas pode causar transtornos durante o passeio. O que acontece é que dificilmente é exigido o máximo de um automóvel em trechos urbanos, o que acaba dificultando a identificação de falhas, que costumam aparecer quando o veículo está utilizando a sua máxima potência.

Cuidado com os seguintes problemas mais comuns com os carros nas estradas

Superaquecimento

A princípio pode parecer simples, mas o superaquecimento pode trazer graves transtornos e um enorme prejuízo financeiro. É um problema complexo e que irá trazer dor de cabeça, na certa.

A temperatura média de funcionamento do motor de um carro é de 92°. Quando ela é ultrapassada, o sistema de arrefecimento entra em ação, fazendo a água circular com aditivos para amenizar o calor do motor por meio do radiador.

Se não houver a correta circulação da água ou houver qualquer outro problema que impeça o funcionamento do sistema de arrefecimento, ocorre o superaquecimento do motor. Embora necessite do acompanhamento de um profissional, existem algumas medidas que o motorista pode tomar para se prevenir.

Por isso, é importante observar sempre o ponteiro que marca a temperatura. Se ele chegar no vermelho, é preciso levar o carro direto para uma oficina mecânica, de preferência, num guincho.

Também é fundamental sempre completar o nível de água do motor. Porém, se tiver que fazer isso várias vezes num curto período de tempo, esse pode ser um sinal de que algo está errado.

Fique de olho nas mangueiras internas: caso haja alguma estufada, pode estar ocorrendo uma má circulação da água.

Pneus furados

Um problema relativamente simples, mas que também pode causar dores de cabeça, principalmente nas estradas. Esse transtorno pode ser evitado com atitudes simples.

Antes de viajar, cheque se os pneus estão carecas, com bolhas ou desgastes irregulares. Essas falhas deixam eles mais vulneráveis a cortes e perfurações. Um grande perigo.

Evite trafegar nas extremidades das pistas, pois nesses locais ficam acumulados objetos como pregos, pedaços de vidro, parafusos, entre outros. Além disso, diminua sempre a velocidade em pistas mal conservadas, pois, dependendo do impacto, algum dos pneus pode estourar.

Verifique a calibragem dos pneus antes de colocar o automóvel na estrada, inclusive do estepe.

E se você precisar trocar o pneu do carro na estrada, faça-o com precaução, usando a sinalização com o triângulo de segurança a, no mínimo, trinta metros do carro. Caso esteja em um trecho de alta velocidade, considere aumentar essa distância.

Pane elétrica

Esse é um tipo de problema mais difícil de ser resolvido por quem não entende do assunto, por isso, caso constate uma pane elétrica, chame imediatamente um socorro mecânico.

Mas, existem medidas que o proprietário pode tomar para prevenir-se, antes de ir viajar:

  1. Veja se há dificuldade para ligar o carro.;
  2. Observe se há diminuição das luzes ao dar a partida;
  3. Cheque se não está ocorrendo nenhum vazamento de ácido na bateria;
  4. Confira se a correia do alternador não está desfiando ou esbranquiçada;

Falta de combustível

Parece bobeira, mas muitas pessoas esquecem de checar o nível do combustível antes de cair na estrada. Não é um problema que acarreta prejuízos financeiros para o motorista, mas é um dos mais difíceis de se resolver no meio da estrada devido à quantidade reduzida de postos nas rodovias, o que pode ocasionar horas de espera em local deserto.

Por isso, para evitar ficar na mão no meio do caminho, considere sempre a marcação de ¼ de combustível como indicativo para abastecer no próximo posto e certifique-se de que o marcador do carro está funcionando corretamente.Também evite postos com procedência duvidosa, pois o combustível fornecido pode estar alterado.

Falta de revisão veicular

Viajar sem fazer uma boa revisão veicular é uma grande irresponsabilidade. Então, considere uma ida a um mecânico automotivo sempre que notar algo diferente no seu carro, cumpra as revisões programadas e realize uma revisão logo antes da viagem.

Com essas dicas, você reduz as chances de ter problemas às vésperas das tão esperadas férias, ou, pior ainda, no meio do percurso .

Leve seu carro para uma avaliação em um centro automotivo de confiança

Agora que você já sabe quais são os problemas mais recorrentes com carros na estrada, fique atento e tome medidas preventivas para evitá-los! Levar o seu automóvel em uma oficina mecânica de confiança diminui drasticamente os riscos citados a cima.

O Mundo Off Road está há mais de 10 anos no mercado, sendo bastante famoso pelos passeios 4×4 realizados, trilhas off road, e também trata-se centro automotivo especializado em picapes, utilitários esportivos, veículos a diesel e carros 4×4, com atendimento personalizado, visando a segurança não só do seu automóvel, mas principalmente a sua e de sua família.

Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp, telefone (13) 3349-3424 ou formulário do site e evite correr riscos durante sua viagem!

___

O Mundo Off Road executa serviços como: mecânica, treinamentos, expedições e venda de automóveis 4×4. Está localizada em Santos/SP, com infraestrutura moderna e profissionais qualificados prontos para melhor lhe atender

Compartilhar com: Facebook Facebook WhatsApp

Quer ficar por dentro das
nossas novidades?

    Chat Aberto
    Olá, podemos ajudar?