Dicas Off Road

Não se iluda, seu 4×4 não é indestrutível. Apesar de ser uma máquina preparada para ter alta resistência, ele precisa de manutenção antes e depois de encarar as trilhas off-road, aliás como qualquer utilitário que pegou estrada ou rodou por muito tempo.

No caso dos 4×4, os cuidados precisam ser ainda maiores, pois a rotina de uso exige muito de todos os seus componentes. Normalmente, os off-roaders se preocupam com a manutenção prévia, para evitar contratempos que interrompam a aventura, mas não dão a devida atenção para os cuidados pós-trilhas, que vão evitar desgastes que diminuem a vida útil de componentes ou que prejudicam o bom funcionamento do veículo até a próxima revisão.

Por isso, escrevemos esse post, para enumerar alguns cuidados essenciais que você precisa ter com o seu 4×4 para prolongar a vida útil e garantir altas aventuras com ele por muito tempo.

Cuidados com o seu 4×4

É claro, que é fundamental que a manutenção seja feita por mecânicos especializados, mas algumas verificações você mesmo pode fazer ao voltar de uma aventura com sua máquina. Além disso, também é importante conhecer o básico sobre o assunto. Veja só o que você deverá avaliar no seu carro, antes mesmo de levá-lo à oficina:

01 – Analisar os níveis dos fluídos;
02 – Verificar se existe algum vazamento no sistema de freios e de transmissão e sistema de arrefecimento;
03 – Normalmente, os freios de estacionamento ficam entupidos com barro, devendo ser revisada sua limpeza;
04 – O sistema de arrefecimento (radiador), também deve ser revisado, pois entope com excesso de barro, impedindo a troca de calor e a refrigeração do motor;
05 – Conferir se os óleos dos diferenciais não estão contaminados por água;
06 – Filtro de ar, pois as chances de acumulo de pó, são grandes, após a trilha;

Para finalizar o processo

Para garantir que tudo esteja ok e que o seu 4×4 está pronto para a próxima aventura, cheque as fixações do cano de descarga, os grampos dos cardans e a travessa da caixa, onde recomenda-se, inclusive, a colocação de porcas “Parlock” ou auto travantes. O ideal, neste caso, é levar o carro a uma oficina.

Se você se atentar a todos esses cuidados pelo menos a cada 5 mil quilômetros, no caso de fazer trilhas leves e médias, o seu off-road estará em pleno funcionamento por muito mais tempo.

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