Dicas Off Road

Aqui no blog nós damos inúmeras dicas sobre como cuidar bem do seu 4X4, para que ele não deixe você na mão, no meio de uma trilha, e também falamos bastante sobre a importância de todo jipeiro ter uma noção sobre mecânica, o que acaba evitando um grande sufoco durante a aventura off road.

É claro que você não precisa ser nenhum expert, principalmente se a manutenção do seu veículo estiver em dia. Além de tudo, é recomendado que você nunca saia para as aventuras sozinho e que esteja acompanhado por pessoas experientes em trilhas. E companheiro que é companheiro precisa falar a mesma língua, não é mesmo?

Então, para facilitar a sua vida e para não fazer feio na hora de se comunicar com a turma do off road, nós preparamos um dicionário com o significado dos principais termos utilizados pelos jipeiros.

Dicionário off road

OFF ROAD
O termo, em inglês, significa ‘Fora de Estrada’, ou seja, esportes off road são aqueles praticados em trilhas, matas e em outros locais que não são asfaltados.

NAVEGADOR
Trata-se da pessoa que vai ao lado do piloto durante uma trilha (ou prova), dando orientações da direção que deverá ser seguida, tempo de duração, etc.

ZEQUINHA
Este é o sujeito que está sempre no banco de trás de um jipe, e tem como função principal abrir/fechar porteiras e auxiliar não só o piloto, como também o navegador.

GAIOLEIRO
Este é o praticante de um esporte off road, cujo veículo é uma adaptação de motor VW em uma estrutura tubular chamada “Gaiola”.

TRAÇÃO 4X4
Refere-se ao sistema de tracionamento de um veículo, e no caso dos 4×4 (em que essa tração é temporária e não integral, como nos veículos comuns), esse processo ocorre apenas ao ser acionado.

SANTO ANTÔNIO
Um dispositivo em forma de arco, fixado interna ou externamente a um veículo, cuja função principal é proteger os ocupantes, caso o automóvel capote.

PATESCA (CATARINA)
É a roldana utilizada para auxiliar o engate do guincho, no caso do veículo encalhar ou ficar preso durante a trilha.

HI LIFT
É um macaco especialmente criado para o uso off road, pois ele possui um curso e um sistema de funcionamento que facilitam a suspensão dos veículos para a troca de pneus. Além disso, o ‘’hi lift’’ pode auxiliar na retirada de atoleiros e erosões.

PX
Trata-se de um rádio transmissor/receptor, que trabalha na frequência ‘’rádio cidadão’’, podendo ser utilizada por qualquer pessoa sem autorização, sendo muito usada pelos jipeiros.
BOTINA
Amplificador de sinal de rádio utilizado por alguns jipeiros em seus PX.

KING
É um pequeno morro de terra, que pode ser ultrapassado com veículos off road.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os termos mais utilizados pelos off roaders, o que você está esperando para pegar o seu 4×4 e entrar nessa aventura com o Mundo Off Road? Entre em contato com a nossa equipe e veja como fazer parte do nosso time!

___

O Mundo Off Road executa serviços como: mecânica, treinamentos, expedições e venda de automóveis 4×4. Está localizada em Santos/SP, com infraestrutura moderna e profissionais qualificados prontos para melhor lhe atender.

Compartilhar com: Facebook Facebook WhatsApp

Quer ficar por dentro das
nossas novidades?

    Chat Aberto
    Olá, podemos ajudar?