Oficina Mecânica

O verão está chegando e parece que este ano (assim como todos os outros rs) o calor promete… Mesmo para quem gosta de sol e do clima de praia, calor excessivo ninguém gosta de passar, principalmente se for dentro do carro, não é mesmo?

Por isso, uma das providências emergenciais para receber o verão com conforto e bom humor é garantir que o sistema de ar-condicionado do seu veículo esteja em perfeito funcionamento.

No caso dos carros 4×4, além de tornar a aventura mais agradável, com uma temperatura confortável, o ar refrigerado permite manter as janelas fechadas, garantindo mais segurança na rota. Inclusive nos dias chuvosos, o ar-condicionado ajudará a não deixar o seu vidro ficar embaçado.

Neste post, vamos apresentar dicas para você garantir o bom funcionamento do sistema de ar-condicionado evitando sofrimento no trânsito, nesta época do ano..

Como manter o ar-condicionado do 4×4 funcionando bem

Como todo componente do seu veículo 4×4, o sistema de ar-condicionado precisa de manutenções periódicas e alguns cuidados básicos. Por isso, fique atento a essas 6 dicas para manter a refrigeração do veículo em perfeito funcionamento.

01 – Use o sistema de refrigeração com frequência
Se você utilizar o ar-condicionado com pouca frequência, as chances de manter umidade dentro do sistema são grandes. Isso pode causar o crescimento de fungos e bactérias, além do acúmulo de poeira.
Com isso, ao ser ligada, a refrigeração pode apresentar mau cheiro e afetar a qualidade do ar que é jogado para dentro do veículo.

Outro problema com a falta de utilização do sistema de refrigeração é que as borrachas secam e deixam de fazer uma boa vedação, provocando o escape de gás refrigerante. Por isso, é importante utilizar o ar-condicionado de carro no mínimo duas vezes por semana por cerca de 10 minutos e realizar a troca do filtro.

02 – Recorra à uma oficina mecânica especializada para recargar o gás
O gás do ar-condicionado é usado para refrigerar o ar que o sistema filtra. Mas, com o tempo, esse gás vai escapando aos poucos, deixando o seu carro com um sistema de refrigeração ineficaz. Então, é fundamental recorrer à uma empresa especializada para repor o gás a cada dois ou três anos, para que o sistema de ar-condicionado não perca. Fique tranquilo, pois esse procedimento é extramente barato!

03 – Invista em produtos para manutenção do sistema de refrigeração
Há um spray específico para matar bactérias e fungos presentes no sistema de refrigeração, que pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas em veículos ou até em supermercados. Recomenda-se aplicá-lo com os vidros fechados e o ar-condicionado no máximo, no modo recircular.

04 – Atente-se a barulhos 
Vários problemas podem afetar o bom funcionamento do sistema de ar-condicionado do seu carro, como uma avaria no condensador ou a falta de lubrificação do compressor e o não funcionamento das válvulas. Esses problemas costumam produzir barulhos estranhos que farão você identificar que há algo fora do normal e alguns deles, podem sim significar problemas com seu ar-condicionado! Na dúvida, recorra à uma opinião profissional..

05 – Faça a troca e/ou limpeza do filtro de ar
A cada 6 meses, é recomendável que você faça a limpeza completa do sistema de refrigeração e dos filtros do seu veículo, independentemente da frequência de uso do ar-condicionado. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias que prejudicam a qualidade do ar, além de causar doenças.

A limpeza do ar-condicionado deve ser feita nas revisões veiculares, por uma equipe especializada de uma oficina mecânica de confiança, que também verificará as condições do filtro de ar, das grades, da tubulação e substituirá itens danificados. Todas as impurezas do ambiente externo ficam presas no filtro para garantir que o ar dentro do veículo esteja puro. Por isso, avalie essa peça a cada seis meses, pelo menos, para checar em que estado está. Sua duração dependerá da frequência de uso e se o veículo roda por vias com muita poluição.

O filtro de ar deve estar totalmente branco, ou seja, se após a limpeza ele não clarear ou apresentar manchas escurecidas, é necessário substituí-lo por um novo filtro.

Consulte o manual do fabricante do veículo para descobrir sua localização. Porém, na maioria dos veículos ele fica dentro da cabine, sendo necessário retirar o painel. Um filtro de ar sujo, além de interferir na qualidade do ar, pode fazer com que o sistema fique sobrecarregado, já que impede o fluxo correto de ar e reduz o seu rendimento.

Como garantir o melhor funcionamento do sistema de ar-condicionado?

  • Ligue o motor e espere cerca de 25 segundos para ligar o ar-condicionado;
  • Antes de desligar o carro, desligue o ar-condicionado, para aumentar a vida útil da bateria automotiva, já que o equipamento ligado demanda ainda mais energia para fazer o veículo ligar;
  • Não ligue a refrigeração com o motor do carro em alta rotação, pois é possível que isso cause desgastes em seus componentes;
  • Se o carro ficou exposto por muitas horas ao sol, evite ligar o ar-condicionado no máximo, logo ao entrar, pois você irá sobrecarregar os componentes e diminuir sua vida útil;
  • Não utilize o botão de recircular demasiadamente, pois a falta de ar renovado pode prejudicar a saúde do motorista e dos passageiros, além de afetar a estrutura interna do carro.

Leve o seu carro para fazer a manutenção do ar-condicionado em um centro automotivo de confiança!

Agora que você já sabe como prolongar a vida útil e usar melhor o sistema de refrigeração do seu carro 4×4, garanta uma boa manutenção preventiva com quem entende do assunto. O Mundo Off Road, além de ter expertise em turismo 4×4, é um centro automotivo especializado em picapes, utilitários esportivos, veículos a diesel e 4×4, acessórios automotivos, tudo isso com atendimento prime.

Traga o seu veículo e fique tranquilo, pois ele receberá tratamento de primeira. Entre em contato com a nossa equipe através do telefone (13) 3349-3424, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e tire suas dúvidas para que você não passe calor (e nervoso) no verão, sem ar condicionado no seu carro!

___

O Mundo Off Road executa serviços como: mecânica, treinamentos, expedições e venda de automóveis 4×4. Está localizada em Santos/SP, com infraestrutura moderna e profissionais qualificados prontos para melhor lhe atender

Compartilhar com: Facebook Facebook WhatsApp

Quer ficar por dentro das
nossas novidades?

    Chat Aberto
    Olá, podemos ajudar?